Ainda desconhecida do grande público, a Voltz Motors, marca recifense de motos elétricas lançada em novembro de 2019, se prepara dar um salto na sua operação. A empresa, que já vendeu mil unidades da sua scooter EV1 exclusivamente pela internet, abrirá uma loja em São Paulo, na Av. Nove de Julho, na semana do dia 25 de agosto. Além disso, passará sua produção para a Zona Franca de Manaus, ampliando sua capacidade produtiva de 8 para 22 mil motos por ano.
E, por trás dessa expansão está o empresário Renato Villar. Ele trabalhava na Ambev e, em 2013, recebeu uma promoção que demandava mudança para fora do Brasil. “Não me via trabalhando em outra empresa e também não pensava em sair daqui, então pesquisei nichos para montar meu próprio negócio”, diz. Começou então a importar e distribuir peças de moto da China para montadoras do Brasil, negócio que mantém até hoje com a P2M.
Lidando diariamente com o mercado, viu a demanda por scooters crescer no Brasil com a chegada da Honda PCX, líder do mercado, em 2016. Dados da Abraciclo mostram que o segmento fechou 2019 com mais de 96 mil unidades vendidas, um crescimento de 44% em relação aos números do ano anterior. “Acompanhando o setor de perto, vi que a demanda por scooters foi ficando cada vez mais forte”, diz.
Aliado a isso, percebeu nas suas costumeiras viagens à China, que o mercado de motocicletas e bicicletas elétricas era gigantesco, com a venda de 25 milhões de unidades por ano. “Muitas pessoas já tinham tentado trazer o produto, mas focando num público mais low end, o que não funcionou por aqui”, diz. “Entendi que era preciso buscar aquelas pessoas que estavam buscando mobilidade, mas com uma pegada mais consciente.”
Veja a matéria completa da CNN. Clique aqui.